terça-feira, 17 de agosto de 2010

RICARDO AZEVEDO - UM TALENTO A SER DESCOBERTO



JUSTIFICATIVA:

No ano anterior, as professoras das 4ª séries, inclusive eu, exploramos várias obras do escritor Ricardo Azevedo e, em razão da boa receptividade dos alunos, consideramos produtivo trabalhar novamente neste ano. Assim, iniciamos um projeto de leitura e escrita embasado no estudo dos livros deste autor a fim de apresentar aos alunos o maior número possível de obras escritas por Ricardo Azevedo, e, a partir de leituras e reflexões acerca da escrita pessoal, levantar características do seu estilo e, dessa forma, com base nesse contato, os alunos têm a oportunidade de criar seu próprio estilo e sobretudo aprender a gostar de ler, uma vez que todo o trabalho com essas obras é fundamentado em apresentar aos alunos os livros de forma prazerosa e não com aquela rigidez de usar os textos como pretexto para ensinar gramática.

EXPECTATIVAS:

* Estimular a leitura prazerosa, levando o aluno à percepção de que é mais uma forma de lazer;
* Desenvolver a curiosidade, imaginação, criatividade em relação às obras literárias diversas;
* Produzir histórias de aventura e poemas.

ATIVIDADE

Hora da leitura-novela

A princípio, a partir de março, para atrair a atenção dos alunos, diariamente, a professora lia oralmente uma história (se curta) ou parte de uma das histórias (se extensa) do livro NO MEIO DA NOITE ESCURA TEM UM PÉ DE MARAVILHA! Após, os alunos faziam seus comentários acerca das características do texto que mais chamaram a atenção a partir de questões como "o que achou de mais interessante?' 'O que acha que acontecerá em seguida?' com o intuito de instigar os alunos para a continuidade da história (cujo prosseguimento era no dia seguinte).


5 comentários:

  1. Depois que todas as histórias do livro citado foram lidas, os alunos já tinham apreendido elementos / caracteristicas específicas do estilo do autor. E o mais interessante que, em seus escritos em sala de aula, cada aluno conseguia empregar algo que fosse típico do escritor.
    Foram semanas apresentando diferentes livros aos alunos, lendo os diferentes tipos de textos para então propor que os alunos produzissem uma história de aventura seguindo os passos sugeridos pelo próprio escritor no livro VOU-ME EMBORA DESTA TERRA, É MENTIRA EU NÃO VOU NÃO!

    ResponderExcluir
  2. Ouvindo a leitura dos textos do Ricardo Azevedo, consegui me inspirar nos textos para escrever meus próprios textos. Gabriel Rodrigues Duque.

    ResponderExcluir
  3. Rafaela E MATEUS BONFIM DIZEM: as histórias são esplêndidas.

    ResponderExcluir
  4. Professora Gisele...
    Realmente concordo com vc...
    Ricardo Azevedo é um escritor apaixonante...
    Ele nos leva para dentro das histórias, nos insere num mundo maravilhoso de encantamento, sonho e bons sentimentos...
    Impossível não querer sempre mais com ele e seus livros...
    Parabéns pelo blog, pela iniciativa, pelo empenho dos alunos e principalmente, por direcionar sempre o olhar para o melhor de todos nós...
    Beijos...
    Professora Cristina

    ResponderExcluir
  5. Professora Gisele
    Como é bom ler e a leitura nos apresenta um universo...
    Parabéns por apresentar o universo aos seus alunos
    Cristiane

    ResponderExcluir