quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NOSSO DIÁRIO VIRTUAL

JUSTIFICATIVA:

O Diário Virtual é uma extensão da avaliação do dia. Nasceu com o objetivo de facilitar o registro escrito, uma vez que é realizada diretamente no computador utilizando-se dos recursos que possibilitam correções necessárias de forma mais rápida. Além disso, as crianças, por ser novidade, passam a escrever melhor sobre o dia, uma vez que sabem que se destinarão a muitos leitores. Porém o objetivo principal é ter consciência do que fazem na escola, do que aprendem, de registrar as suas percepções, e sobretudo aprender a organizar as suas ideias, pois é um texto em cuja tipologia é exigida a sequência temporal das ações.

ATIVIDADE:

Diariamente, no momento da avaliação do dia, um aluno (previamente escolhido no início da aula para ir já compondo a sua percepção do dia na escola), em vez de escrever no seu caderno como os demais, escreverá utilizando o notebook da professora. Após escrever, a professora senta-se ao seu lado e solicita as correções necessárias ou acréscimo de algumas ações ou atividades não abordadas pelo escritor.

DIÁRIO VIRTUAL

PRIMEIRO DIÁRIO VIRTUAL




Hoje, 23/08/2010, eu aprendi a fazer em uma verificação de matemática a transformar uma fração de denominador 10 em número decimal. Eu mais gostei de fazer a questão de número sete da verificação de matemática que era sobre o que eu acabei de descrever.
Um pouco antes do recreio a professora leu o poema Oração do mendigo do Ricardo Azevedo e depois nós fizemos um poema semelhante. Cada dupla fez o seu e eu fiz sozinho. O poema de Ricardo Azevedo é:

Oração do mendigo

Eu quero poder plantar,
no jardim que nunca tive,
não um pé de laranjeira,
não um pé de mexerica,
não um pé de limoeiro;

eu quero e preciso urgente
plantar, depressa, ligeiro,
um pouquinho de dinheiro.

E o meu ficou assim:


ORAÇÃO DO MENDIGO

Eu quero poder ter uma casa,
No bairro onde sempre sonhei,
Não um amor sem futuro,
Não uma esperança que acaba,
Não uma casa sem um muro;

Eu quero e preciso de um
lar, rápido, depressa.
uma casa de tijolos
para viver sem pressa.




A partir das 17h, a professora escreveu na lousa uma lista com dezoito perguntas sobre O que nós alunos queremos saber sobre a ponte Rio Niterói que fica no Rio de Janeiro. Essas perguntas vamos responder ao longo da semana com muita pesquisa.
O meu comportamento dentro da sala de aula do começo até o fim foi bom. Amanhã espero que seja mesma coisa que hoje.
Eu elogio a BIANCA porque ela é estudiosa e é tão quieta que eu acho que o dia que ela bagunçar eu não sei o que poderá ter acontecido. E elogio também o CAUAN porque ele fez todas as atividades que a professora passou para ele.

THIAGO DA SILVA GEORGETE ALMEIDA

4 comentários:

  1. Até o momento, dois alunos (que se propuseram, entre os vários, mas escolhidos, neste momento, por terem facilidade com digitação) realizaram o Diário Virtual. Assim, observei que há muita empolgação da parte dos alunos para chegar o dia de realizar essa escrita, portanto, será efetivada a partir do terceiro dia por meio de sorteio dos nomes dos alunos. É um momento propício para que se faça valer a escrita com um propósito real e com destinatários reais.

    ResponderExcluir
  2. O Thiago é meu amigo, quando eu preciso dele ele me ajuda,eu vou elogiá-lo porque é um aluno muito esperto.

    aluno: Matheus V.

    ResponderExcluir