terça-feira, 17 de agosto de 2010

OBSERVANDO A LUA









MAIO / 2010

OBSERVANDO A LUA

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências

EXPECTATIVA:
Compreender as principais fases da Lua a partir de observações diárias do aspecto/aparência em que se encontra esse astro no céu.

ATIVIDADE:
Em um cartaz afixado no fundo da parede da sala, diariamente um aluno deverá registrar a sua percepção de como viu a Lua no dia anterior. Dessa forma, ao final de um mês, conseguir perceber que a Lua passa por um ciclo (ou seja, perpassa pelos mesmos aspectos durante um período de tempo), recebendo nomes as suas fases principais (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante). Fundamentar essas observações a partir da leitura de textos informativos sobre Astronomia e da exibição de vídeos na aula de Informática.

Um comentário:

  1. A partir desta atividade de observação, os alunos começaram a observar o céu diariamente e notar que a Lua aparecia não apenas à noite, mas que, dependendo da posição em relação à Terra e ao Sol, poderia ser vista em outros horários do dia também. Outra descoberta refere-se à questão de que a Lua não apresenta o mesmo aspecto duas noites seguidas, uma vez que sempre muda a aparência de uma noite para outra o que comprova que não existem quatro fases somente. Em um dia de aula de Educação Física no qual a Lua aparecia no céu (por volta das 17h), observei que os alunos a apontavam com emoção dizendo em que fase se encontrava. Um dos alunos trouxe uma bola até mim e mostrou-me bem feliz com uma das bolas na mão as fases da Lua. Posicionou a bola em diferentes ângulos sendo a bola a Lua, ele a Terra e o Sol sendo o Sol mesmo. Assim, deu-me uma aula falando corretamente sobre as principais e mais conhecidas fases da Lua. Ele acabou me mostrando uma outra maneira de ensinar aos alunos as fases da Lua. Considerei muito profícuo.

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